Quando estava gestante, não recebi a informação do meu obstetra de que deveria tomar a vacina contra coqueluche. Assim que o Luke nasceu e o levamos para tomar a BCG fui alertada de que deveria ter tomado na gestação. Todas as vezes que vou levar o bebê para vacinar, tenho notado que, assim como eu, muitas mães passam pela mesma situação.
A vacina contra coqueluche durante a gestação serve para imunizar o bebê nos primeiros meses de vida, pois os anticorpos são passados para ele pela placenta. A vacina é segura para gestante, pois é feita da toxina inativa e não da bactéria causadora da doença.
As gestantes devem tomar entre a 20ª e 36ª semana de gestação, depois disso a proteção é menor. E caso a mamãe, assim como eu, não foi instruída a tempo e não tomou a vacina, ela pode ser tomada no mesmo dia que for levar o bebê para tomar a BCG (na primeira semana de vida). Aí a imunização ocorre pelo leite, mas não é 100% garantido.
A coqueluche é transmitida para as crianças geralmente por adultos que já perderam a imunidade da vacina tomada na infância, através de tosses e espirros. Por isso também é bom pedir que os adultos próximos também se vacinem.
- A vacina é oferecida gratuitamente pelo SUS.
- O seu filho também será vacinado aos 2, 4 e 6 meses, com reforços aos 15 meses e também aos 4 anos.
- Caso você engravide de novo em um período curto de tempo, é para tomar a vacina novamente. Lembre-se que a vacina é para o bebê que está dentro da sua barriga.
Deixe uma resposta