Uma das coisas que descobri nos últimos meses de gravidez é que eu tomava muito menos água no dia a dia do que realmente preciso. Comecei a prestar mais atenção no meu corpo e cheguei a essa constatação.Se em condições normais já precisamos ingerir muito líquido, imagine na gestação? E não deu outra: o meu obstetra também me alertou que devo tomar mais água.
Mas por que uma grávida precisa de tanto líquido? São vários os motivos:
- A grávida precisa ter uma boa irrigação do útero e da placenta.
- O líquido amniótico precisa estar sempre em níveis adequados, para que o bebê possa se desenvolver de forma saudável e evitar problemas como diminuição do crescimento do pulmão do bebê e até de parto prematuro.
- Evitar hipertensão.
- Eliminar toxinas, evitando problemas que as gestantes estão mais suscetíveis, como infecções urinárias.
- Água melhora nossa pele, mantém hidratada, bonita e ajuda a evitar até mesmo as indesejáveis estrias.
- Nosso intestino muitas vezes fica mais prejudicado durante a gestação. A água ajuda a evitar a constipação.
- A água também alivia os incômodos da gestação como enjoos e azia e inchaço.
Quantos litros de água a gestante deve tomar? Recomenda-se que o mínimo seja dois litros. A gestante pode até intercalar com sucos de fruta, mas deve tomar cuidado com o excesso da frutose. É mais recomendado que se coma a fruta com alto teor hídrico. Outra opção é tomar sopa!
Cuidado ao tomar água durante as refeições, pois o estômago já está um pouco apertado devido ao crescimento do útero. O funcionamento fica mais lento e pode fazer você passar mal.
Tome água de pouquinho, assim como é bom se alimentar de pouquinho, pelo mesmo motivo citado acima.
Eu adotei uma tática para aumentar meu consumo de água e vou dividir com você! Todas as noites encho 6 garrafas de 500 mls e traço como meta tomar todas até o fim do dia. Procuro tomar sempre duas pela manhã, uma no início da tarde e duas mais pro meio. Depois finalizo com mais uma. Apesar de que com o calor e secura que estamos enfrentando em Maringá, acabo tomando até mais. Com esse clima, tenho tomado três pela manhã, três a tarde e ainda mais alguns copos avulsos antes de dormir. Sempre de pouco em pouco, sem esperar vir muita sede.
Eu tinha adotado primeiro um aplicativo que me lembra de tomar água, mas sinceramente não deu muito certo. Eu acabava deixando para tomar depois, por estar ocupada com outros afazeres. Então pegar uma garrafinha por vez e manter perto de mim foi a melhor solução. Mas cada um é de um jeito, né? As vezes o que funciona para você é o tal do aplicativo.
A mudança melhorou muito minhas azias que estavam constantes, minha pele e com certeza melhorou tudo por dentro também! Então fica a dica pra você!
Você tem alguma tática para aumentar o consumo de água? Divida comigo e com as outras leitoras nos comentários!
Deixe uma resposta