Dicas para quem ainda não foi à Expoingá

Mais

Como comprar com segurança no Serviços Maternos (e outros grupos)

1 Mais

Passeios fixos em Maringá

3 Mais

Você vai ver o que é bom pra tosse!

2 Mais

Truemag

  • O Ninho
  • Artigos
    • Saúde
    • Comportamento
    • Educação
    • Entrevistas
    • Generalidades
    • Histórias de Cegonha
  • Dicas da Cegonha
    • Cegonha Nerd
    • Receitas
    • Dicas Gerais
  • Adoráveis Crianças
  • Serviços
    • Maringá

Como evitar o rapto das crianças e manter a segurança da família

O assunto “rapto de crianças” nunca esteve tão em evidência entre as mães. Tal qual o “jogo da baleia azul”, boatos e verdades estão se misturando e se alastrando pela web. É preciso tomar cuidado com o que se compartilha, para justamente não criar pânico coletivo sem necessidade.

Em primeiro lugar, cheque a fonte. Veja se o áudio, vídeo ou texto é de fonte confiável (jornais sérios e que inspiram confiança). Mesmo assim, observe se a notícia contém nome dos envolvidos, cidade, data. Pegue as informações e jogue no Google. É bem provável que você encontre a resposta lá!

De qualquer forma, a segurança dos nossos filhos sempre deve ser extrema sempre! Não da para descuidar! Não importa se é ou não por causa de notícias como as que estão se espalhando por aí! Uma criança nunca deve ficar sozinha!

Fizemos algumas pesquisas e aí vão algumas dicas para continuem em segurança.

1. Selecione bem os amigos da sua rede social. No caso do Facebook, caso tenha muitos desconhecidos, use o filtro para separar os “amigos”. Você pode separar por “restrito”, “conhecidos”, “amigos”, “melhores amigos”, entre outros. Na hora de fazer uma publicação, você pode alterar a privacidade para quem permite que veja. Ex: “amigos, exceto conhecidos”. Os restritos sempre verão somente as publicações públicas.

2. Evite postar foto dos filhos com uniforme escolar e nem que demonstre muito a sua rotina. Evite colocar localização com muita frequência.

3. Evite avisar no face que está sozinha em casa. Exemplo, comentar que marido viajou!

4. Nunca deixe a criança sozinha em espaços que tenha fácil acesso de estranhos. Ex: garagem.

5. Nunca tire os olhos de seus filhos.

6. Converse sempre com os pequenos. Explique que se um estranho pedir informações, em um parque por exemplo, ela deve manter distância e ir para perto de quem está cuidando dela. Jamais se aproximar de um carro desconhecido.

7. Converse também que ela não deve aceitar doces, convites, brinquedos, ou ir com pessoas desconhecidas. Explique que é perigoso e que mesmo que pareça muito legal, ela deve SEMPRE correr para os pais. Explique na linguagem dela que existem pessoas “bobas” que podem bater e fazer mal para as crianças (deixar sem comida, roubar os brinquedos). Pode falar também que existem pessoas ruins que podem levá-la para longe da mamãe e do papai. E que mesmo se for algum conhecido, como a mamãe de um amiguinho ou um amigo do papai, a criança sempre deve falar com os pais.

8. Diga para a criança gritar bem alto caso alguém tentar levá-la a força.

9. Sabe aquela “coleirinha” que muitos condenam? Repense sobre elas, especialmente em locais movimentados, como Av. 25 de Março, Expoingá, Disney, shopping em datas como natal, enfim, locais onde um segundo piscando ela se perde na multidão.

10. Quando for a locais movimentados, já converse em casa antes para não saírem de perto. Mostre pontos de referência. Explique que caso se perca, procure um segurança, um atendente de uma loja, uma garçonete ou alguém que esteja com criança para pedir ajuda. Compre pulseira de identificação para esses casos! Elas são muito úteis. Tem algumas que são reutilizáveis, é só fazer a busca no google que encontra em várias lojas online e não é caro.

11. Explique que mesmo se alguém disser: não conte aos seus pais, é para contar. Pois se tem que esconder dos pais, é porque não é coisa boa.

12. Treine seu pequeno a decorar o número do seu telefone. Eu fiz uma musiquinha e Sophia sabe o meu telefone desde pequenininha.

13. Evite sair com as crianças para locais com pouca iluminação.

14. Quando chegar em casa, observe sempre em volta, se tiver movimentação estranha, dê mais uma volta.

15. Semáforo vermelho em locais vazios à noite: quando perceber que está fechado, reduza a velocidade para que ele abra antes que você precise chegar nele.

16. Ao estacionar, mantenha distância do carro da frente, para que tenha espaço para sair.

17. Preste muita atenção ao sair do carro, observe bem a movimentação. Bandidos podem agir nesse momento levando o carro com a criança presa à cadeirinha.

18. Se o seu filho já usa as redes sociais, sempre verifique com quem ele se conecta. Lembre-se: internet não é para criança. Se você permitir, tem que ficar 100% do tempo de olho em tudo!

19. Caso aconteça alguma coisa, jamais reaja. Tente manter a calma e em seguida ligue para polícia.

jul 6, 2017Fernanda Becker Arcaldi
Proteja seu filho nesse invernoDiário de Gravidez 2: A ansiedade e os medos do comecinho
Talvez você goste também
 
Fofurices de Sophia
 
Como reverter a obesidade do seu filho

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Fernanda Becker Arcaldi

Fernanda, jornalista, mãe da Sophia desde 2007 e do Luke desde 2017, apaixonada por educação e maternidade, fundadora deste site.

3 years ago Comportamento, Generalidadescrianças, cuidado, internet, privacidade, rapto, roubo, segurança, sequestro, violência
Mais vistos
Venha para o Bloquinho Infantil do Ninho

fev 19, 2020Fernanda Becker Arcaldi

Personagens de Toy Story estão em Maringá para encontro com seus fãs

Crianças, adultos e pets poderão interagir e tirar fotos com os personagens de Toy Story no Catuaí Maringá entre os dias 11 e 15

Está chegando o Natal da Maringá Encantada

Maringá está quase pronta para receber o Papai Noel!

Mais comentados
Porta treco (brinquedos pequenininhos) de garrafa de coca-cola
18 Comments

Esse porta trecos é a coisa mais fácil e útil que você pode fazer para guardar brinquedos pequenos e outras miudezas!

Mãe: uma solidão solteira
7 Comments

Esse texto do Fabrício Carpinejar é lindo e único! Eu não consigo nem imaginar que um HOMEM tenha sido capaz de traduzir tão corretamente o que passamos no puerpério. Pegue um lencinho antes de ler!

Refém dos filhos
5 Comments

Será que nossa dedicação aos filhos é exagerada ao ponto de nos anularmos? Você se torna refém dos filhos quando deixa sua felicidade de lado para que eles sejam felizes. Mas quando a sua felicidade está na sua família, isso deixa de fazer sentido.

O primeiro amor de Bianca Mommsen
4 Comments

Por Bianca Mommsen Eu me chamo Bianca, tenho 29 anos, casada há 12 anos. O meu marido se chama Carlos, e desse relacionamento de amor e carinho nasceram 3 filhos lindos e abençoados por DEUS: Bruna que hoje esta com 12 anos, Andréas que esta com 8 anos e a pequena Emilly com 2 anos. […]

Nicole e as letras!
4 Comments

Enviado por Faby Varandas A Nicole, de quatro anos, desenhou uma letra G. Eu: – Nick você fez um G. Que lindo. – G de Guilherme, né Mãe? – É de Guilherme, de Gente. – Nick: De Nicole. Eu: – Não Nick, Nicole é com N e não com G Ela, conclui: – Ai mãe […]

2015 © Ninho das Cegonhas