As festas juninas ocorrem pelo mundo todo durante o mês de junho, os dias variam dependendo da cultura do local, assim como o santo que é comemorado. Hoje em dia a festa também comemora o Santo Antônio e São Pedro, mas não era assim em seus primórdios. A festa foi criada para comemorar o dia de São João Batista, mas as culturas vão se diversificando e mudando e hoje em dia as pessoas fazem festas juninas por ser algo divertido, que une os amigos e desconhecidos e as crianças adoram!
Organizando com as crianças uma boa Festa Junina
O início da preparação são os convidados, afinal sem eles não há festa. Faça com seu filho uma lista de convidados. Ele vai se sentir importante ao receber essa tarefa.
Hoje em dia os convites não necessitam de nenhuma formalidade, pois podemos criar um evento no facebook, grupo ou transmissão de Whats convidando o pessoal. Mas seu filho vai adorar confeccionar os convites para os amigos!
Pense em uma boa organização para a festa. Envolva as crianças na decoração, como confecção das bandeirinhas. Use toalhas de mesa xadrez e pronto, a festa já fica linda!
Deixe que as crianças pensem em brincadeiras para o evento. Não deixe de ensinar a elas aquelas clássicas como correio elegante, cadeia, o jogo da argola, rabo do burro, a corrida do ovo, entre vários outros. Não se esqueça de ter prendas para os participantes. Uma ideia é pedir que cada convidado colabore com alguma prenda para as brincadeiras. No final do dia misture as brincadeiras e gostos novos das crianças junto com as antigas e assim a festa não irá perder a sua essência, as crianças terão diversão e sua criatividade estimulada.
Comida: este definitivamente é o fator que todos amam! Nesse frio que começa a gelar o corpo todo, não pode faltar aquele quentão, pipoca, maçã do amor, cachorrão, milho, pastel, pé de moleque, paçoca, entre outros pratos típicos que a criançada e os convidados irão adorar. Na hora de ir para cozinha lembre-se de colocar as crianças para ajudar de alguma forma, este é um fato importante pois começa a criar um senso de responsabilidade e para elas tudo aquilo é diversão, lembre-se somente de mantê-las afastadas de itens afiados e quentes. Outra idéia é dividir a tarefa com os convidados! Peça que cada um traga um prato típico e estimule-os a preparar com os seus filhos. Para facilitar, sugira alguns pratos temáticos, além dos citados acima, também da para inventar com pratos como caldos, empadas, tortas, sopas e aquele famoso espeto.
A quadrilha é uma dança que surgiu na holanda com grande influência de portugal e inglaterra, e foi se expandindo até que começou a ser dançada nas festas juninas nas partes sul do Brasil e posteriormente ganhou grande destaque no nordeste. Aqui no Brasil a quadrilha se torna bem mais interessante devido ao seu teatro com os noivos. Apesar que o mais comum seja colocar somente as crianças na dança, convide os adultos para entrar na brincadeira também, afinal grande parte do aprendizado da criança é por meio de visualização e repetição. Com os adultos participando, as crianças se sentirão integradas e isso ajuda a diminuir aquele desejo bobo de querer crescer rápido.
Pensando nisso não devemos esquecer do código de vestimenta! Quanto mais caipira raiz você estiver melhor, as moças de vestidos estampados e os homens de calças rasgadas, todos de chapéu de palha, ainda assim o xadrezinho básico é uma boa escolha.
Como é uma festa caseira e infantil, não há necessidade de fogos de artifício e nem fogueira de verdade. Ambos podem colocar as crianças em risco e também precisam de diversas medidas a serem tomadas, como autorização da polícia ambiental, por exemplo. Você pode optar pela fogueira artificial, mantendo as crianças em segurança. Além disso, elas podem ajudar na sua criação. Para os “fogos”, você pode comprar os estalinhos e soltar na mão da criançada. Esse pequeno artigo faz um barulhinho legal e não coloca as crianças em risco. Mesmo assim, como o item é muito pequeno, melhor deixar apenas com as crianças maiores e ficar de olho nos pequenos.
Pronto, a festa está armada e as crianças aprenderam muitas coisas legais na organização e participação. Aprenderam um pouco sobre trabalhar em grupo, a cultura da festa junina, socialização, estimularam a criatividade e a imaginação, entre outras coisas. Tudo isso de forma divertida e lúdica. Não tem coisa melhor!
Deixe uma resposta