Esse post é especial para as empreendedoras maternas. Temos muitas artesãs que nos lêem, devido aos grupos Serviços Maternos Maringá e Desapega Materno. Então pensamos muito em você também!
Muitas mamães optam em começar a trabalhar com artesanato ou algum serviço do ramo da maternidade de forma que consiga ficar mais próximas dos seus filhos e acompanhar o crescimento deles. É uma ótima ideia! Principalmente para as que estão começando nesse meio, é necessário atentar para a forma como se calcula o preço de venda de seu produto ou serviço. Você pode estar perdendo dinheiro sem nem perceber! Mas uma hora isso vai acabar te prejudicando e aí pode ser tarde demais!
Em primeiro lugar, nunca pense apenas no gasto material. O trabalho envolve outros custos, como gasolina para a compra e entrega, energia elétrica, água, internet para divulgação, entre outros.
Encontramos uma fórmula bastante fácil que vai ajudar você a chegar no preço final:
PREÇO = MP + LOG + VAR +FIX + IMP + LUC
Preço: é o valor final do seu produto.
MP: é o valor que você gasta com matéria prima.
Log: Valor do frete/gasolina, tanto pra compra da matéria, quanto para a entrega.
Var: São os valores variáveis, que envolvem geralmente a divulgação e apresentação do produto, como: embalagem, etiqueta, tags, gastos com propaganda, comissão para vendedores, taxas de vendas, entre outros.
Fix: São os custos fixos que, vendendo ou não, eles estarão ali. Ex: água, energia elétrica, custo do Portal Serviços Maternos, domínio, celular, entre outros.
Imp: São os impostos. MEI, ICMS, IPI, Simples Federal, entre outros;
Luc: É o seu lucro! Pense em quanto você quer ganhar em sua peça e insira o valor aqui.
Lembrando que, além da fórmula, você também deve pensar em uma coisa básica!
Valor Percebido: O valor percebido é o valor que o seu produto agrega por sua qualidade. Quando seu cliente percebe que o benefício do seu produto é equivalente ao seu preço, então está certo. Caso o benefício seja superior ao valor, você pode estar perdendo dinheiro. Você precisa encontrar equilíbrio entre os dois. O valor percebido também é variável, pois você precisa também estar de olho no valor de mercado.
Concorrência: Dentre tantos benefícios que a concorrência traz para o empreendedor, uma delas é a questão do cálculo de preço de venda. Você deve ficar de olho no mercado do seu produto ou serviço e ver qual a média de preço que estão pedindo. Deve prestar atenção também se o produto é feito com a mesma qualidade, matéria prima, etc. Cuidado com os concorrentes que cobram barato demais. Eles podem não estar fazendo o cálculo correto. Eles podem te prejudicar, mas o maior prejudicado são eles mesmos. Cabe a você ajudar compartilhando esse texto na web para ajudar todos a manter um preço justo e que não traga prejuízo para as empreendedoras.
Veja esse texto do blog do eduk, que também pode te ajudar bastante!
Esperamos ter ajudado! Boas vendas!
Fonte: Glauber Moraes
Deixe uma resposta