Hoje, dia 28 de abril, se comemora o dia Mundial da Educação. Esta data foi escolhida no Fórum Mundial da Educação, onde representantes de 180 países se comprometeram a não poupar esforços para que a educação alcançasse todas as pessoas do planeta até o ano de 2015. A educação é o que a sociedade tem de mais precioso, pois todo o conhecimento vem a partir dela. É a educação que garante as oportunidades de acesso a melhores condições de trabalho, afetando diretamente na economia.
Passe o recado da importância
Todo este conceito de importância da educação tem de ser passado para as crianças. O que vemos é uma educação “sucateada”, não só por falta de investimento, ou uma estrutura não tão boa. Mas sucateadas no sentido de crianças desinteressadas, que chegam a escola sem uma base familiar, que desrespeitam os professores, não prestam atenção na aula e não fazem as tarefas solicitadas.
Engana-se quem acha que este cenário acontece apenas escolas públicas. Muitas escolas particulares de elite estão na mesma situação. Crianças órfãs de pais vivos. São criadas pelas babás, não tem ninguém para educá-las e cobrá-las, então não fazem as tarefas e tratam os professores como meros funcionários deles. Perdeu-se o respeito pelos mestres e consequentemente a educação e o ensino ficam comprometidos.
Só se dá valor ao conhecimento, com respeito
É preciso persistência e dedicação dos pais para ensinar valores importantes para o futuro dos pequenos. Só se ensina o respeito ao respeitar também, permitir que a criança aprenda assistindo a seu exemplo.
Um dos pontos a serem levamos em consideração, é que sempre que vier uma reclamação da escola, ao invés de ter uma reação “vou lá conversar, quem eles pensam que são”, o ideal é não ignorar, caso contrário a criança continuará não dando o devido valor à escola e a educação. Vá escutar o que a escola tem a dizer de coração e mente abertos. Saiba que eles são profissionais capacitados para lidar com crianças. Não estão “perseguindo” sua pobre criança e sim querendo que ela seja um exemplo de sucesso do trabalho deles. Não é interesse da escola que seu filho vá mal, tire notas baixas. Quanto melhor ele for, a escola é considerada capaz de ajudar. Uma parceria entre pais e escola só tende a dar bons resultados.
Cases de sucesso
Se você acha que só você se empolga com palestras de empresários que se deram bem, saiba que as crianças adoram histórias de sucesso. Mostre para eles suas provas e cadernos de quando era criança, conte como era no seu tempo, como você estudava. Mostre onde os “nerds” que eram da sua sala chegaram. Mostre onde as pessoas que ela admira estudaram.
Busque fotos de universidades, visite as universidades da sua cidade, faça com que as crianças sonhem em estudar lá e vá incentivando, mostrando que só chega lá quem estuda e se dedica.
Incentive a cultura.
Invista na cultura de seus filhos. Ela agrega muito ao conhecimento.
Pode acontecer de as crianças não se identificarem com um livro da escola. Mas isso não quer dizer que elas não gostem de ler! Por isso incentive, mostre novas opções, novos autores, desde clássicos aos lançamentos.
A cultura não se limita à literatura. Vá a teatros, concertos musicais, museus, cinema. Quando mais culta a criança for, maiores serão as chances de ela dar mais valor à educação e ter um futuro brilhante.
E você? Como ensina o seu filho a gostar da escola? Respeitar os professores? Valorizar o conhecimento? Compartilhe suas experiências conosco.