Dicas para quem ainda não foi à Expoingá

Mais

Como comprar com segurança no Serviços Maternos (e outros grupos)

1 Mais

Passeios fixos em Maringá

3 Mais

Você vai ver o que é bom pra tosse!

2 Mais

Truemag

  • O Ninho
  • Artigos
    • Saúde
    • Comportamento
    • Educação
    • Entrevistas
    • Generalidades
    • Histórias de Cegonha
  • Dicas da Cegonha
    • Cegonha Nerd
    • Receitas
    • Dicas Gerais
  • Adoráveis Crianças
  • Serviços
    • Maringá

Como ensinar as crianças sobre a educação?

Hoje, dia 28 de abril, se comemora o dia Mundial da Educação. Esta data foi escolhida no Fórum Mundial da Educação, onde representantes de 180 países se comprometeram a não poupar esforços para que a educação alcançasse todas as pessoas do planeta até o ano de 2015.  A educação é o que a sociedade tem de mais precioso, pois todo o conhecimento vem a partir dela. É a educação que garante as oportunidades de acesso a melhores condições de trabalho, afetando diretamente na economia.

Passe o recado da importância

Todo este conceito de importância da educação tem de ser passado para as crianças. O que vemos é uma educação “sucateada”, não só por falta de investimento, ou uma estrutura não tão boa. Mas sucateadas no sentido de crianças desinteressadas, que chegam a escola sem uma base familiar, que desrespeitam os professores, não prestam atenção na aula e não fazem as tarefas solicitadas.

Engana-se quem acha que este cenário acontece apenas escolas públicas. Muitas escolas particulares de elite estão na mesma situação. Crianças órfãs de pais vivos. São criadas pelas babás, não tem ninguém para educá-las e cobrá-las, então não fazem as tarefas e tratam os professores como meros funcionários deles. Perdeu-se o respeito pelos mestres e consequentemente a educação e o ensino ficam comprometidos.

Só se dá valor ao conhecimento, com respeito

É preciso persistência e dedicação dos pais para ensinar valores importantes para o futuro dos pequenos. Só se ensina o respeito ao respeitar também, permitir que a criança aprenda assistindo a seu exemplo.

Um dos pontos a serem levamos em consideração, é que sempre que vier uma reclamação da escola, ao invés de ter uma reação “vou lá conversar, quem eles pensam que são”, o ideal é não ignorar, caso contrário a criança continuará não dando o devido valor à escola e a educação. Vá escutar o que a escola tem a dizer de coração e mente abertos. Saiba que eles são profissionais capacitados para lidar com crianças. Não estão “perseguindo” sua pobre criança e sim querendo que ela seja um exemplo de sucesso do trabalho deles. Não é interesse da escola que seu filho vá mal, tire notas baixas. Quanto melhor ele for, a escola é considerada capaz de ajudar. Uma parceria entre pais e escola só tende a dar bons resultados.

Cases de sucesso

Se você acha que só você se empolga com palestras de empresários que se deram bem, saiba que as crianças adoram histórias de sucesso. Mostre para eles suas provas e cadernos de quando era criança, conte como era no seu tempo, como você estudava. Mostre onde os “nerds” que eram da sua sala chegaram. Mostre onde as pessoas que ela admira estudaram.

Busque fotos de universidades, visite as universidades da sua cidade, faça com que as crianças sonhem em estudar lá e vá incentivando, mostrando que só chega lá quem estuda e se dedica.

Incentive a cultura.

Invista na cultura de seus filhos. Ela agrega muito ao conhecimento.

Pode acontecer de as crianças não se identificarem com um livro da escola. Mas isso não quer dizer que elas não gostem de ler! Por isso incentive, mostre novas opções, novos autores, desde clássicos aos lançamentos.

A cultura não se limita à literatura. Vá a teatros, concertos musicais, museus, cinema. Quando mais culta a criança for, maiores serão as chances de ela dar mais valor à educação e ter um futuro brilhante.

E você? Como ensina o seu filho a gostar da escola? Respeitar os professores? Valorizar o conhecimento? Compartilhe suas experiências conosco.

abr 28, 2017Ninho Das Cegonhas
O que é baleia azul ? Como proteger o seu filhoGestantes de plantão: Você conhece os seus direitos trabalhistas?
Talvez você goste também
 
Dicas para a adaptação escolar
 
Fique atento aos sinais de seu filho
Comentários: 2
  1. Patrícia
    3 years ago

    Adorei seus textos, sou mãe de 3 filhos o mais velho vai fazer 8 anos, uma menina de 6 e o caçula de 4, aqui em casa eu e meu marido, sempre valorizamos a educação. Pagamos escola pros três não é fácil, porém é minha prioridade, sempre conversamos sobre respeitar osmais velhos, os amigos etc. Aqui graças a Deus onde vão só tenho elogios que são educados, nas provas sempre tiram notas boas. Me sinto muitas vezes um peixe fora d’água conversando com outras mães. Aqui em casa cada um acorda arruma sua cama, depois da brincadeira arrumam seus quartos.
    Aqui nós priorizamos os valores que vejo que muitas famílias perderam, e sim se você ama tem que educar e vejo que as pessoas confundem esquecem que as crianças precisam ouvir não, precisam de educação, e pra mim educação vem de casa e é obrigação dos pais darem e terem uma parceria com a escola!

    RespostaCancelar
    • Fernanda Becker Arcaldi
      3 years ago

      Oi Patricia, obrigada! Pois é, a rotina acaba sendo muito importante nessa história. Assim eles ficam mais disciplinados! 🙂 Parabéns!

      RespostaCancelar

Deixe uma resposta Cancelar resposta

retro
Ninho Das Cegonhas
3 years ago 2 Comentários Cegonha Nerd, Comportamento, Educaçãodia mundial da educação, educação, incentive a cultura, respeito, valor ao conhecimento
Mais vistos
Venha para o Bloquinho Infantil do Ninho

fev 19, 2020Fernanda Becker Arcaldi

Personagens de Toy Story estão em Maringá para encontro com seus fãs

Crianças, adultos e pets poderão interagir e tirar fotos com os personagens de Toy Story no Catuaí Maringá entre os dias 11 e 15

Está chegando o Natal da Maringá Encantada

Maringá está quase pronta para receber o Papai Noel!

Mais comentados
Porta treco (brinquedos pequenininhos) de garrafa de coca-cola
18 Comments

Esse porta trecos é a coisa mais fácil e útil que você pode fazer para guardar brinquedos pequenos e outras miudezas!

Mãe: uma solidão solteira
7 Comments

Esse texto do Fabrício Carpinejar é lindo e único! Eu não consigo nem imaginar que um HOMEM tenha sido capaz de traduzir tão corretamente o que passamos no puerpério. Pegue um lencinho antes de ler!

Refém dos filhos
5 Comments

Será que nossa dedicação aos filhos é exagerada ao ponto de nos anularmos? Você se torna refém dos filhos quando deixa sua felicidade de lado para que eles sejam felizes. Mas quando a sua felicidade está na sua família, isso deixa de fazer sentido.

O primeiro amor de Bianca Mommsen
4 Comments

Por Bianca Mommsen Eu me chamo Bianca, tenho 29 anos, casada há 12 anos. O meu marido se chama Carlos, e desse relacionamento de amor e carinho nasceram 3 filhos lindos e abençoados por DEUS: Bruna que hoje esta com 12 anos, Andréas que esta com 8 anos e a pequena Emilly com 2 anos. […]

Nicole e as letras!
4 Comments

Enviado por Faby Varandas A Nicole, de quatro anos, desenhou uma letra G. Eu: – Nick você fez um G. Que lindo. – G de Guilherme, né Mãe? – É de Guilherme, de Gente. – Nick: De Nicole. Eu: – Não Nick, Nicole é com N e não com G Ela, conclui: – Ai mãe […]

2015 © Ninho das Cegonhas