Você já pensou no seu futuro como idoso? E no futuro do seu filho? Difícil, né? Eu mesma parei para pensar nisso. Dificilmente um pai ou uma mãe idealiza a terceira idade do filho. Pensamos em sua infância e em como queremos que sejam pessoas felizes na fase adulta. E a velhice? Sim, porque ela também vai chegar para seu filho. E para você! Todos nós queremos aproveitar os netos, né? E queremos que nossos filhos aproveitem os netos deles. Tudo isso de forma feliz e saudável! E como podemos ajuda-los a fazer isso?
A cada geração as famílias vem tendo menos filhos. Esse fato vai gerar um grande impacto nos cuidados de idosos das próximas gerações. O Instituto Longevidade é uma organização sem fins lucrativos de apoio à saúde, educação e pesquisa, onde se discute questões sobre o envelhecimento da população e as ações que podem fazer diferença no planejamento da sociedade perante a esta nova realidade.
De acordo com a nutricionista Carol Camotti, que faz parte do instituto, inserir a criança na dinâmica do cuidado, da troca entre as gerações e sensibilizá-las perante o envelhecimento faz com que elas possam aprender a cuidar, organizar e planejar o seu futuro. “Uma das ações mais importantes do instituto, é contribuir para uma cidade mais amiga do idoso, pois uma cidade preparada para o idoso, é preparada para todas as idades, bem como para gestantes, mamães, bebês, etc.”, disse Carol. Ela também enfatiza que o planejamento é a chave para um envelhecimento de qualidade. É no caráter preventivo é que se faz a diferença. Então qual o melhor momento de iniciar o planejamento para a longevidade? Desde criança.
O Instituto Longevidade e a OAB-Maringá convidam toda a população para a palestra “Desafios para Longevidade”, com a fisioterapeuta Simone Fernandes, que é Diretora Presidente do Instituto. Nessa palestra serão abordados diversos assuntos que envolvem o planejamento do envelhecimento saudável. A palestra acontece no dia 21 de junho, as 19h30 na sede da OAB de Maringá, que fica na Av. Pres. Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 970. O evento não tem custo e as inscrições devem ser feitas pelo site da OAB.