Dicas para quem ainda não foi à Expoingá

Mais

Como comprar com segurança no Serviços Maternos (e outros grupos)

1 Mais

Passeios fixos em Maringá

3 Mais

Você vai ver o que é bom pra tosse!

2 Mais

Truemag

  • O Ninho
  • Artigos
    • Saúde
    • Comportamento
    • Educação
    • Entrevistas
    • Generalidades
    • Histórias de Cegonha
  • Dicas da Cegonha
    • Cegonha Nerd
    • Receitas
    • Dicas Gerais
  • Adoráveis Crianças
  • Serviços
    • Maringá

Prepare-se: o frio está chegando

Com esse calor que está em Maringá, quem diz que é outono? Mas engana-se quem pensa que o frio não vai chegar. De acordo com as previsões, pelo menos aqui em nossa cidade, ele chega na próxima semana. E a tendência é de que, ao contrário do ano passado, ele venha com vontade de ficar!

É o momento de muito aconchego, mas se não estivermos preparados, o bicho pega!

Muita gente acha que o frio não causa resfriado. E não mesmo. Mas nesse período as pessoas ficam mais suscetíveis à infecções, pois há muito mais aglomeração e lugares fechados. Não é em todos os lugares que você vai ter controle de manter arejado. Diante disso, fica muito fácil a circulação de bactérias e vírus entre as pessoas.

Além disso, o frio é o período mais difícil para as pessoas que tem alergias respiratórias. Quem tem bronquite, rinite e muitas outras “ites”, pode ter muito mais crises. Vários fatores contribuem para isso acontecer, como abaixo:

–  frio e ar seco podem desencadear o broncoespasmo, levando a edemas das vias aéreas e o chiado no peito.
– Temperatura baixa estimula o corpo a produzir mais secreção.
– Os vilões da alergia não dão trégua em lugares fechados.
– Variações bruscas de temperatura (sair do quentinho e ir pro gelado) podem ocasionar um quadro de alergia.

Para deixar nossos filhos bem quentinhos, confortáveis e evitar um monte de coisa chata, pesquisamos algumas dicas tanto para o pré-frio quanto para o durante! Organize-se!

Comece por lavar as cobertas e edredons

Aproveite os últimos momentos de calor e sol intenso para lavar as cobertas de casa. Quando fica muito tempo guardada, ela acaba acumulando poeira e outros alérgenos.

Faça uma faxina em casa

A mesma coisa de cima… Aproveite os últimos dias quentes e faça aquela faxina! Vamos eliminar todos os possíveis causadores de alergias, como fungos, ácaros, poeiras, pelos de animais e outras coisas. Limpe dentro dos armários, guarda-roupas, embaixo de camas e outros móveis, cantos e frestas.

Cuidado com excessos

Não precisa exagerar! Vista a criança conforme a temperatura do dia, senão o coitadinho fica parecendo um robozinho e as vezes sem necessidade. Fora que a criança pode ter brotoejas. O excesso de roupa faz com que as glândulas de suor entupam dando lugar às brotoejas.

Cuidado também com o excesso de cobertor nos bebês, para evitar sufocamento.

Abra a casa

Durante o dia, abra bem as janelas, deixe a casa arejar. No frio, as pessoas tem tendência a se fechar nos ambientes, mas com o risco de contaminação de vários tipos de vírus e bactérias, é recomendado que não façam isso.

Aquecedor

Aposte nos aquecedores elétricos. Eles são úteis para usar durante o banho. Mas para evitar choque térmico, desligue logo após o banho e vista a criança ainda dentro do banheiro. E muita atenção!!! Use adequadamente para evitar incêndios.

Banho

Ainda falando de banho, não deixe de dar banho nos bebês e crianças por causa do frio. Escolha sempre o horário mais quente do dia, use aquecedor e dê banhos rápidos.

Para evitar ressecamento e grosseirão, que podem ser ocasionados pelo ao seco e gelado, use produtos livres de álcool e passe hidratante (adequado para a idade) dois minutos após o banho.

Roupas e Roupas de cama

Lave também as roupas de frio novas e as que ainda servem. Não foi às compras ainda? Aposte em comprar malhas de algodão pra colocar por baixo do tricô ou lã. Isso evita alergias e até brotoejas. Tenha toucas, luvas e não deixe de colocar meias!

As vezes, ao brincar, a blusa pode subir e aí a criança fica mais desprotegida. Aposte então em calças de cintura alta e blusas mais compridas, pois protegem muito mais.

Use também pijamas bem quentinhos, pois os pequenos tendem a se descobrir várias vezes durante a noite.

Use também lençóis de algodão por baixo de mantas e cobertas de lã ou com pelos. E se tiver filho alérgico, dê preferência a edredons.

Bebês que babam

Para os bebês que estão na fase de babar, para evitar que fiquem molhados, use babadores e esteja sempre com um paninho de boca e enxugue-o.

Alimentação

Não deixe, de jeito nenhum, diminuir o consumo de água. Ofereça sempre muita água. Para os bebês que mamam, ofereça sempre o peito e você não deixe de tomar água também! Ofereça sopas/caldos ricos em nutrientes e chás. Fortaleça a imunidade com alimentos ricos em vitaminas como vegetais de cores verdes escuras (couve, brócolis), muita fruta (especialmente as ricas em vitamina c, como a laranja), leguminosas (lentilha, feijão, grão de bico), sementes, castanhas e inhame.

Aproveite o período!

Não é porque está frio que você tem que ficar só dentro de casa! Agasalhe seus pequenos e a si mesma, escolha um momento menos gelado, e vá aproveitar o dia! Criança pode e deve brincar ao ar livre. Em caso de bebês muito pequenos, é bom seguir orientações do pediatra.

Com todas essas orientações, você pode apostar que o período de frio vai ser muito agradável e confortável! Aproveite mais essa estação com todas as coisas gostosas que ela tem a oferecer. Assistir filme, comer pipoca, tomar um chazinho quentinho e curtir muito a família!

Gestantes

Não esqueça de aquecer bem a barriga! Agasalhe-se para evitar contrações antes do tempo. Também não esqueça de tomar água e hidratar bem a pele!

Bom frio para vocês!

abr 23, 2016Fernanda Becker Arcaldi
Puerpério: o outro lado da gestaçãoSorteio: Tarde de Passaporte na Casa X
Talvez você goste também
 
Pequena Sereia
 
Pintando a Caneca do Papai
Comentários: 0

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Fernanda Becker Arcaldi

    Fernanda, jornalista, mãe da Sophia desde 2007 e do Luke desde 2017, apaixonada por educação e maternidade, fundadora deste site.

    4 years ago 2 Comentários Artigos, Dicas da Cegonha, Dicas Gerais, Generalidades, Saúdealergia, amor, aquecer, criança, crianças, filhos, frio, gripe, inverno, outono, proteção, quentinho, resfriado
    Mais vistos
    Venha para o Bloquinho Infantil do Ninho

    fev 19, 2020Fernanda Becker Arcaldi

    Personagens de Toy Story estão em Maringá para encontro com seus fãs

    Crianças, adultos e pets poderão interagir e tirar fotos com os personagens de Toy Story no Catuaí Maringá entre os dias 11 e 15

    Está chegando o Natal da Maringá Encantada

    Maringá está quase pronta para receber o Papai Noel!

    Mais comentados
    Porta treco (brinquedos pequenininhos) de garrafa de coca-cola
    18 Comments

    Esse porta trecos é a coisa mais fácil e útil que você pode fazer para guardar brinquedos pequenos e outras miudezas!

    Mãe: uma solidão solteira
    7 Comments

    Esse texto do Fabrício Carpinejar é lindo e único! Eu não consigo nem imaginar que um HOMEM tenha sido capaz de traduzir tão corretamente o que passamos no puerpério. Pegue um lencinho antes de ler!

    Refém dos filhos
    5 Comments

    Será que nossa dedicação aos filhos é exagerada ao ponto de nos anularmos? Você se torna refém dos filhos quando deixa sua felicidade de lado para que eles sejam felizes. Mas quando a sua felicidade está na sua família, isso deixa de fazer sentido.

    O primeiro amor de Bianca Mommsen
    4 Comments

    Por Bianca Mommsen Eu me chamo Bianca, tenho 29 anos, casada há 12 anos. O meu marido se chama Carlos, e desse relacionamento de amor e carinho nasceram 3 filhos lindos e abençoados por DEUS: Bruna que hoje esta com 12 anos, Andréas que esta com 8 anos e a pequena Emilly com 2 anos. […]

    Nicole e as letras!
    4 Comments

    Enviado por Faby Varandas A Nicole, de quatro anos, desenhou uma letra G. Eu: – Nick você fez um G. Que lindo. – G de Guilherme, né Mãe? – É de Guilherme, de Gente. – Nick: De Nicole. Eu: – Não Nick, Nicole é com N e não com G Ela, conclui: – Ai mãe […]

    2015 © Ninho das Cegonhas