Dicas para quem ainda não foi à Expoingá

Mais

Como comprar com segurança no Serviços Maternos (e outros grupos)

1 Mais

Passeios fixos em Maringá

3 Mais

Você vai ver o que é bom pra tosse!

2 Mais

Truemag

  • O Ninho
  • Artigos
    • Saúde
    • Comportamento
    • Educação
    • Entrevistas
    • Generalidades
    • Histórias de Cegonha
  • Dicas da Cegonha
    • Cegonha Nerd
    • Receitas
    • Dicas Gerais
  • Adoráveis Crianças
  • Serviços
    • Maringá

Dicas para Prevenir Gripe A

O frio está chegando. Muitos casos de H1N1 já começam a aparecer. Avisos de que este inverno “promete” começam a pipocar e as mães começam a se preocupar.

Vamos às informações.

Prevenções:

lavando-as-mãos2

Manter uma alimentação saudável já garante um aumento na imunidade da criança. É imprescindível que sejamos firmes nessa questão!  Aumente o consumo de alimentos crus, frutas cítricas e muito alho nos temperos das refeições. Evite o uso do leite de vaca, que causa uma mucosa terrível nas vias orais. Ofereça água o tempo todo e, se possível, chás com mel e própolis à noite (lembrando que mel só pode oferecido após 1 ano de idade).

Lave as narinas da criança com soro diariamente. Cuidado para não exagerar na quantidade e afogar a criança. Consulte o pediatra para mais informação de como fazer isso.

Evite locais aglomerados.

Ao espirrar ou tossir, cubra a boca e o nariz, de preferência com o braço e não com as mãos. Se for inevitável, lave as mãos em seguida.

Lave sempre as mãos (suas e das crianças) com água e sabão.

Envie álcool em gel nas mochilas escolares.

Capriche na limpeza dos quartos e roupas de cama regularmente (vinagre nas lavagens é excelente).

Mantenha os ambientes bem arejados.

Mantenha contato com o pediatra e consultas de rotina apenas no consultório. Evite ir em Pronto Socorro.  Tem mãe que leva no Pronto Socorro porque um vizinho teve (por exemplo) e o filho nem tem nada. Leva para fazer a consulta de rotina lá. A criança fica exposta e pode pegar dos que realmente estão doentes. Sem contar que, como o médico da emergência pode não conhecer o histórico da criança, acaba passando antibiótico sem investigar a fundo o problema. Então cegonha, isso é muito sério: EVITE!

Vacina:

vacina-criança

Existem duas vacinas contra gripe. Uma trivalente e uma tetravalente (ou quadrivalente). A trivalente protege contra três tipos de gripe, sendo uma delas contra o Influenza A, causador da Gripe H1N1. A tetravalente protege contra as mesmas, mas também contra o Influenza B, que é uma variação do vírus da Gripe H1N1. Mas ambas são eficazes na prevenção contra a gripe A.

Se a pessoa resolver tomar a tri, mas depois também quiser a tetra, deve esperar pelo menos 30 dias entre uma e outra. Caso a pessoa esteja gripada, ela também pode tomar a vacina, a não ser que ela apresente febre. A única contra indicação é alergia grave ao ovo. Quem está com imunidade baixa deve se informar com o médico sobre as condições. A vacina não causa gripe. Pode causar apenas dor local e raramente apresentar febre e mal estar.

A vacina pode ser tomada a partir de 6 meses. Se for o primeiro contato da criança, deve-se dar duas doses, caso contrário apenas uma basta. Os grupos prioritários para receber imunização gratuitamente pelo SUS são: Profissionais da saúde, Indígenas, Grávidas, Crianças de até 5 anos, Puérperas, Idosos, Portadoras de doenças crônicas, População Carcerária.

Informações tiradas do site do ministério da saúde. Dúvidas tiradas com o Pediatra Dr. Manuel Marques Ribeiro e Casa da Vacina de Maringá.

abr 4, 2016Fernanda Becker Arcaldi
A verdadeira história da Páscoa!Como comprar com segurança no Serviços Maternos (e outros grupos)
Talvez você goste também
 
Pequeno Manual Para Mães de Primeira Viagem – Parte III – Primeiros Socorros
 
Como evitar o rapto das crianças e manter a segurança da família
Comentários: 0

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Fernanda Becker Arcaldi

    Fernanda, jornalista, mãe da Sophia desde 2007 e do Luke desde 2017, apaixonada por educação e maternidade, fundadora deste site.

    4 years ago 1 Comentário Artigos, Saúdecrianças, cuidados, dicas, doenças, gripe, gripe A, higiene, inverno, outono, saúde, vacinas
    Mais vistos
    Venha para o Bloquinho Infantil do Ninho

    fev 19, 2020Fernanda Becker Arcaldi

    Personagens de Toy Story estão em Maringá para encontro com seus fãs

    Crianças, adultos e pets poderão interagir e tirar fotos com os personagens de Toy Story no Catuaí Maringá entre os dias 11 e 15

    Está chegando o Natal da Maringá Encantada

    Maringá está quase pronta para receber o Papai Noel!

    Mais comentados
    Porta treco (brinquedos pequenininhos) de garrafa de coca-cola
    18 Comments

    Esse porta trecos é a coisa mais fácil e útil que você pode fazer para guardar brinquedos pequenos e outras miudezas!

    Mãe: uma solidão solteira
    7 Comments

    Esse texto do Fabrício Carpinejar é lindo e único! Eu não consigo nem imaginar que um HOMEM tenha sido capaz de traduzir tão corretamente o que passamos no puerpério. Pegue um lencinho antes de ler!

    Refém dos filhos
    5 Comments

    Será que nossa dedicação aos filhos é exagerada ao ponto de nos anularmos? Você se torna refém dos filhos quando deixa sua felicidade de lado para que eles sejam felizes. Mas quando a sua felicidade está na sua família, isso deixa de fazer sentido.

    O primeiro amor de Bianca Mommsen
    4 Comments

    Por Bianca Mommsen Eu me chamo Bianca, tenho 29 anos, casada há 12 anos. O meu marido se chama Carlos, e desse relacionamento de amor e carinho nasceram 3 filhos lindos e abençoados por DEUS: Bruna que hoje esta com 12 anos, Andréas que esta com 8 anos e a pequena Emilly com 2 anos. […]

    Nicole e as letras!
    4 Comments

    Enviado por Faby Varandas A Nicole, de quatro anos, desenhou uma letra G. Eu: – Nick você fez um G. Que lindo. – G de Guilherme, né Mãe? – É de Guilherme, de Gente. – Nick: De Nicole. Eu: – Não Nick, Nicole é com N e não com G Ela, conclui: – Ai mãe […]

    2015 © Ninho das Cegonhas