Aqui em Maringá estamos enfrentando um problema enorme, desde a última chuva. É irônico, porém a chuva fez com que ficássemos sem água! rs… O rio responsável pelo abastecimento de quase toda a cidade transbordou, inundando a estação que faz esse abastecimento e estragando as bombas todas. Clique aqui e saiba mais sobre nosso problema.
Resultado, estamos sem água há um bom tempo. Mas como já sabemos, a escassez de água já acontece em várias outras cidades, como as litorâneas, com grande números de turistas no verão. Então esse post pode servir para muita gente!
Então vim aqui lembra-lo de alguns detalhes… Pois o risco de contaminação de vírus e bactérias nesse período é muito maior!
Alguns lugares estão distribuindo água para a população, mas devemos lembrar que nem todas elas são potáveis, portanto não beba! Tente encontrar lugares que vendam galões de água, ou pelo menos ferva essa água antes de ingerir. Para lavar os alimentos, a mesma coisa; só água do galão ou fervida.
Antes de preparar alimentos, amamentar, cuidar do bebê, procure usar álcool nas mãos. Pois, sem água, depois de ir ao banheiro, está difícil higienizar direito. É bem perigoso. O álcool indicado tem que ser de 70%, pois com concentração mais alta, o álcool perde a função microbicida. Acaba desidratando a célula sem destruir o microrganismo.
Uma outra dica, é usar a água fervida ou filtrada no banho dos bebês, pois eles abrem a boca e essa água pode ser que entre lá. Não estando limpa, o bebê pode ficar doente!
Para limpezas pequenas e simples, como maquiagem, limpeza de pés e eventualmente de alguma sujeirinha na mão, é recomendado o uso de lenço umedecido para toda a família!
Para quem tem o costume de lavar os cabelos todos os dias, ou tem problema de oleosidade, a dica é xampu a seco, pode ser usado de 3 a 4 dias na semana, não substitui e nem limpa como uma boa lavagem, mas é um truque para esses tempos de crise hídrica! Evitar passar as mãos no cabelo com frequência e usar talco para disfarçar a oleosidade em momentos críticos! rs
No mais, se você já tiver água em casa, abastecido pela Sanepar, economize o máximo até que toda a população Maringaense também esteja! E se sua casa é abastecida por poço artesiano, convite um amigo pro banho! Solidariedade, sempre!
Bom, é isso! Você tem algum outro truque que esteja usando? Conte pra nós aqui nos comentários!
Deixe uma resposta