Com esse tempo seco, a dúvida começa a surgir entre as mamães! “Dar ou não dar água pro meu bebê?”
Não!!! Cegonha, se ele mama exclusivamente no peito, ele não precisa de água. Isso porque ele já está tomando. Cerca de 90% do leite materno é composto por água. Bebês tem o intestino ainda muito novo e está ainda em desenvolvimento, portanto, oferecer qualquer outro líquido é até perigoso.
Listamos motivos pelo qual você não precisa e não deve oferecer água para o bebê que mama exclusivamente no peito.
1. Cerca de 90% do leite materno é formado por água. E a água dele é PURA!
2. O bebê pode receber bactérias e outros patógenos através da água ou dos utensílios usados para dar a água. Crianças que não mamam exclusivamente tem diarreia com mais frequência do que uma que mama.
3. Se a água substituir o leite materno em alguns momentos, o bebê vai receber menos nutriente do que deveria. Sendo que o leite contém agentes anti-bacterianos e anti-virais, agindo como uma primeira imunização do bebê.
4. A produção do leite pode diminuir. Quanto mais ele mama, mais leite você produz.
5. Você corre mais risco de engravidar! A amamentação protege a mãe de engravidar novamente. O bebê que toma água além do leite, se sente mais cheio e acaba mamando menos. Mamando menos, os níveis de prolactina caem e há possibilidade de ovulação. Amamentar com frequência é necessário para que essa proteção seja efetiva.
6. Se você pensa que o bebê tem sede, VOCÊ deve tomar água. Tome água sempre que sentir sede.
Observação: Caso o bebê tome fórmula, pergunte ao pediatra a necessidade e a quantidade de água para ser oferecida a ele. Lembrando também que em caso de diarreia leve, aumente a demanda e se for moderada ou severa, leve ao médico pediatra e ele vai orientá-la para uma hidratação adequada.
Então é isso: água paro bebê saudável que mama exclusivamente é só para banho! A água para o bebê só abre portas para a contaminação e toma o lugar do leite materno. 😀 Nesse calor, ofereça bastante peito!