Dicas para quem ainda não foi à Expoingá

Mais

Como comprar com segurança no Serviços Maternos (e outros grupos)

1 Mais

Passeios fixos em Maringá

3 Mais

Você vai ver o que é bom pra tosse!

2 Mais

Truemag

  • O Ninho
  • Artigos
    • Saúde
    • Comportamento
    • Educação
    • Entrevistas
    • Generalidades
    • Histórias de Cegonha
  • Dicas da Cegonha
    • Cegonha Nerd
    • Receitas
    • Dicas Gerais
  • Adoráveis Crianças
  • Serviços
    • Maringá

Feira de troca de brinquedos e livros de Maringá

feira-trocas-26-07

Era uma vez uma ideia que não tirei do papel. Era um pouco diferente da feira de troca de brinquedos e livros, um pouco mais complexa e, por sua complexidade, deixei pra lá. Mas aí uma linda mamãe, chamada Aliny Sander, lançou a ideia no face e organizou a primeira feira de troca de brinquedos e livros de Maringá. E foi super bacana e lindo!

Como eu já tinha dado a idéia uma outra vez, um ano depois um pessoal veio me cobrar a ideia. E eu lembrei da Aliny, perguntei se ela faria de novo, e ela estava muito atarefada e disse que se eu quisesse, poderia dar continuidade. E assim eu fiz.

Nossa feira de troca de brinquedos e livros tem sido muito bacana! É um momento de descontração e de desapego. Um momento em que as crianças aprendem que trocar é, realmente, mais divertido do que comprar!

É simples! A Criança leva aquele brinquedo que não brinca mais, aquele livro que já enjoou de ler e negocia com as outras crianças! Abaixo, as regrinhas da feira, que foram tiradas do Instituto Alana:

1. É um espaço de troca e não de compra e venda de brinquedos.

2. Se você não sabe muito bem o que fazer, procure um monitor ou alguém da organização para entender melhor o espaço e o funcionamento das trocas.

3. Se a criança que está com você for mais tímida, provavelmente ela precisará de um tempo maior para se ambientar e socializar. Ajude-a nesse processo, respeitando o tempo dela para que se sinta segura.

4. Com a experiência da troca, as crianças exercitam o desapego, a conquista e a negociação, além de aprenderem a socializar através de outra mediação que não o brincar. Por isso é muito importante que a troca aconteça entre elas.

5. Claro que podemos mediar as trocas, principalmente com as crianças menores, mas A AUTONOMIA DA ESCOLHA É FUNDAMENTAL. A mediação de um adulto NÃO DEVE SER CONFUNDIDA COM INTERFERÊNCIA NA NEGOCIAÇÃO (seria inadequado um adulto negociar com uma criança, sendo que nossas escolhas são diferentes das de nossos pequenos).

6. O valor dos brinquedos é SIMBÓLICO. Portanto, nunca devemos fazer comparações de valor nas trocas. Aliás, essa é a graça da troca: quando os objetos PERDEM SEU VALOR MONETÁRIO e ganham UM NOVO SIGNIFICADO.

7. Caso aconteça algum conflito entre as crianças, mantenha a calma e busque a ajuda de um monitor.

8. Não deixe lixo no local e incentive seu filho a cuidar dos espaços públicos.

9. Divirta-se nesse espaço e anime-se para organizar uma feira de troca, seja na escola, na sua roda de amigos… Porque iniciativas como essa devem ser replicadas em outros locais e formatos!

10. Caso deseje, o brinquedo e livro que sobrar será doado para uma instituição de caridade. E caso tenha algo para doar, será bem vindo!

11. E não se esqueça dos apetrechos para um delicioso piquenique!

12. O Escritor e Contador de Histórias Danilo Furlan, que é autor do livro “As histórias de Naitá” estará presente nos agraciando com sua contação a partir das 17 horas e seus livros estarão disponíveis para venda por um valor bem acessível: 10 reais!
CONTAÇAO-DANILOlivro danilo

 

 

 

 

 

 

 

Acontece:

Dia 26/07/2015, das 15h às 18h na Associação Comunitária das Grevíleas – Rua Joara, 168

Mapa do local a partir da Catedral:
https://goo.gl/maps/O1VHT

Imagem do mapa, seguindo pela Av. Kakogawa:

MAPA

jul 23, 2015Fernanda Becker Arcaldi
Fim de semana com "O Pequeno Príncipe" e "Circo Teatro Sem Lona"Semana do mamá
Talvez você goste também
 
Minha filha é um gênio
 
Juventrovas: oficina de trovas para crianças na FLIM

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Fernanda Becker Arcaldi

Fernanda, jornalista, mãe da Sophia desde 2007 e do Luke desde 2017, apaixonada por educação e maternidade, fundadora deste site.

5 years ago Maringá, Sem categoriabrinquedos, crianças, desapego, diversão, eventos, feira de trocas, livros, maringá, piquenique
Mais vistos
Venha para o Bloquinho Infantil do Ninho

fev 19, 2020Fernanda Becker Arcaldi

Personagens de Toy Story estão em Maringá para encontro com seus fãs

Crianças, adultos e pets poderão interagir e tirar fotos com os personagens de Toy Story no Catuaí Maringá entre os dias 11 e 15

Está chegando o Natal da Maringá Encantada

Maringá está quase pronta para receber o Papai Noel!

Mais comentados
Porta treco (brinquedos pequenininhos) de garrafa de coca-cola
18 Comments

Esse porta trecos é a coisa mais fácil e útil que você pode fazer para guardar brinquedos pequenos e outras miudezas!

Mãe: uma solidão solteira
7 Comments

Esse texto do Fabrício Carpinejar é lindo e único! Eu não consigo nem imaginar que um HOMEM tenha sido capaz de traduzir tão corretamente o que passamos no puerpério. Pegue um lencinho antes de ler!

Refém dos filhos
5 Comments

Será que nossa dedicação aos filhos é exagerada ao ponto de nos anularmos? Você se torna refém dos filhos quando deixa sua felicidade de lado para que eles sejam felizes. Mas quando a sua felicidade está na sua família, isso deixa de fazer sentido.

O primeiro amor de Bianca Mommsen
4 Comments

Por Bianca Mommsen Eu me chamo Bianca, tenho 29 anos, casada há 12 anos. O meu marido se chama Carlos, e desse relacionamento de amor e carinho nasceram 3 filhos lindos e abençoados por DEUS: Bruna que hoje esta com 12 anos, Andréas que esta com 8 anos e a pequena Emilly com 2 anos. […]

Nicole e as letras!
4 Comments

Enviado por Faby Varandas A Nicole, de quatro anos, desenhou uma letra G. Eu: – Nick você fez um G. Que lindo. – G de Guilherme, né Mãe? – É de Guilherme, de Gente. – Nick: De Nicole. Eu: – Não Nick, Nicole é com N e não com G Ela, conclui: – Ai mãe […]

2015 © Ninho das Cegonhas