Por Viviane Alonso de Paula Sperandio
Outro dia uma mãe preocupada com seu filho me pergunta: “Eu estou preocupada, meu filho tem andado agressivo. Está mordendo na escola. O que eu faço?”
(1º) Ele não é agressivo porque está mordendo, ele pode estar apresentando um comportamento agressivo.
(2º) Morde QUEM?
(3º) Morde ONDE (local)?
(4º) Observe o que está acontecendo ANTES da mordida.
(5º) Observe o que acontece DEPOIS da mordida.
Morder pode ter o significado de conseguir algo ou alguma coisa, por exemplo: O coleguinha da escola pegou o seu brinquedo preferido, provavelmente nenhuma criança conseguirá ficar com o brinquedo em suas mãos sentindo a dor de uma mordida. O colega soltará o brinquedo e o “mordedor” conseguirá o seu objeto de desejo.
Ao morder, ele pode ser conseguir a atenção da professora. Ela com certeza irá olhar para quem está chorando e para o grande causador do choro.
Converse com a professora, com ele mesmo. Saiba o que está acontecendo.
Dê atenção para a criança sempre que ela se comportar de maneira esperada e adequada – brincar sozinha, brincar em dupla, brincar em grupo, fazer atividades dirigidas, lanchar, conversar, contar histórias, ouvir histórias, são comportamentos adequados e esperados na educação infantil. Se a criança está sendo monitorada, acompanhada pelo professor não terá tempo para morder, bater, etc. Mas, se a mordida ocorrer, observe o antes e o depois, e então modifique o antes para ter um depois no mínimo mais feliz para as crianças.
Ensine o seu filho que a outra criança poderia se envolver com outro brinquedo e largar o objeto que ele deseja, por exemplo. Agora se ele tiver menos que três anos, o adulto que o acompanha deverá agir. Se o comportamento persistir ou se a professora não souber como agir, procure orientação com um psicólogo.
A mãe preocupada conclui: “Então meu filho não é agressivo, só não está se comportando da forma como a gente quer.”
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