Dicas para quem ainda não foi à Expoingá

Mais

Como comprar com segurança no Serviços Maternos (e outros grupos)

1 Mais

Passeios fixos em Maringá

3 Mais

Você vai ver o que é bom pra tosse!

2 Mais

Truemag

  • O Ninho
  • Artigos
    • Saúde
    • Comportamento
    • Educação
    • Entrevistas
    • Generalidades
    • Histórias de Cegonha
  • Dicas da Cegonha
    • Cegonha Nerd
    • Receitas
    • Dicas Gerais
  • Adoráveis Crianças
  • Serviços
    • Maringá

Fique atento aos sinais de seu filho

Tem algumas coisas que penso sobre o que as crianças querem nos dizer. Nem sempre elas falam o que sentem ou o que vivenciam. Mas elas nos dão sinais e nós temos a difícil tarefa de entender esses sinais. Seria tudo mais simples e fácil se eles falassem “pô mãe, to chateada hoje por causa disso ou aquilo”. Mas não acontece. Ou acontece muito pouco.

Quando noto uma pequena mudança de comportamento, se ela não quer fazer algo que fazia antes com naturalidade, vou sondando, vou descobrindo aos poucos com seus sinais. Questiono, pergunto como está a escola, os amigos, as professoras… Cabe a mim, mãe educadora, entender esses sinais e trabalhar a cabecinha da criança ou resolver o problema.

Já aconteceu em casa de eu notar uma birra que não era comum ou um choro e manha que não eram habituais… E aí fiquei brava, tentei corrigir, mas o problema persistia. Então depois com calma, já me sentindo o cocô do cavalo do bandido, tentando entender o que ela queria me dizer por sinais, foi que consegui resolver. Ela passava por um problema na escola. Foi então que uma simples conversa com a professora e um trabalho em conjunto resolveu o problema. A birra ou a manha repentina, não habitual, pode ter uma explicação simples, que é possível resolver com amor e paciência.

Descobrir as causas das mudanças e resolver, antes de punir, traz resultados. Fique atento aos sinais que suas crianças lhes dão! Desta forma, podemos evitar desde problemas pequenos, buillying, abusos e maus tratos. Antes de punir, procure entender os sinais. Não estou dizendo pra não punir mal criação. Estou dizendo pra ficar atento. Acabar com o problema pela raiz vai fazer com que seu filho cresça saudável e crie mais confiança em você –  “opa, minha mãe me entendeu e resolveu meu problema… Posso contar pra ela na próxima vez.” – é esse o recado que vai deixar pro seu filho!

beijos

Nanda Becker

Imagem: Bebe.com.br

maio 29, 2012Fernanda Becker Arcaldi
O SegredoJornalista
Talvez você goste também
 
Lanchinhos de férias
 
Moa: a exigente
Comentários: 2
  1. Luciene
    8 years ago

    Poxa! super legal sua dica, sou mãe de 1 casal de filhos mas as vezes não sei como lidar com eles, tento ao maximo dar atenção e educação mas as vezes acho que deixo a desejar a mim mesma. Obrigado pela dica.

    RespostaCancelar
    • nanda
      8 years ago

      Poxa, que bom que gostou!!! Que bom que eu consegui te ajudar de alguma forma… É normal, a gente sempre deixa escapar coisa ou outra… E vai aprendendo a lidar com os pequenos… beijos e volte sempre! rs

      RespostaCancelar

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Fernanda Becker Arcaldi

Fernanda, jornalista, mãe da Sophia desde 2007 e do Luke desde 2017, apaixonada por educação e maternidade, fundadora deste site.

8 years ago 2 Comentários Artigos, Comportamento, Educação, Generalidadescomportamento, crianças, cuidados, dúvidas, educação, filhos
Mais vistos
Venha para o Bloquinho Infantil do Ninho

fev 19, 2020Fernanda Becker Arcaldi

Personagens de Toy Story estão em Maringá para encontro com seus fãs

Crianças, adultos e pets poderão interagir e tirar fotos com os personagens de Toy Story no Catuaí Maringá entre os dias 11 e 15

Está chegando o Natal da Maringá Encantada

Maringá está quase pronta para receber o Papai Noel!

Mais comentados
Porta treco (brinquedos pequenininhos) de garrafa de coca-cola
18 Comments

Esse porta trecos é a coisa mais fácil e útil que você pode fazer para guardar brinquedos pequenos e outras miudezas!

Mãe: uma solidão solteira
7 Comments

Esse texto do Fabrício Carpinejar é lindo e único! Eu não consigo nem imaginar que um HOMEM tenha sido capaz de traduzir tão corretamente o que passamos no puerpério. Pegue um lencinho antes de ler!

Refém dos filhos
5 Comments

Será que nossa dedicação aos filhos é exagerada ao ponto de nos anularmos? Você se torna refém dos filhos quando deixa sua felicidade de lado para que eles sejam felizes. Mas quando a sua felicidade está na sua família, isso deixa de fazer sentido.

O primeiro amor de Bianca Mommsen
4 Comments

Por Bianca Mommsen Eu me chamo Bianca, tenho 29 anos, casada há 12 anos. O meu marido se chama Carlos, e desse relacionamento de amor e carinho nasceram 3 filhos lindos e abençoados por DEUS: Bruna que hoje esta com 12 anos, Andréas que esta com 8 anos e a pequena Emilly com 2 anos. […]

Nicole e as letras!
4 Comments

Enviado por Faby Varandas A Nicole, de quatro anos, desenhou uma letra G. Eu: – Nick você fez um G. Que lindo. – G de Guilherme, né Mãe? – É de Guilherme, de Gente. – Nick: De Nicole. Eu: – Não Nick, Nicole é com N e não com G Ela, conclui: – Ai mãe […]

2015 © Ninho das Cegonhas