Dicas para quem ainda não foi à Expoingá

Mais

Como comprar com segurança no Serviços Maternos (e outros grupos)

1 Mais

Passeios fixos em Maringá

3 Mais

Você vai ver o que é bom pra tosse!

2 Mais

Truemag

  • O Ninho
  • Artigos
    • Saúde
    • Comportamento
    • Educação
    • Entrevistas
    • Generalidades
    • Histórias de Cegonha
  • Dicas da Cegonha
    • Cegonha Nerd
    • Receitas
    • Dicas Gerais
  • Adoráveis Crianças
  • Serviços
    • Maringá

Quando você tiver um filho, vai entender.

Quem nunca falou isso para um filho? Se você nunca falou, pensou. Quando eu penso em dizer ja dou risada, porque bem lembro das sábias palavras da minha mãe… E aí me lembro também da minha reação de “ai que saco, de novo falando isso…”. É, mas quando vc for mãe, vai entender.

O fato é que ninguem gosta de ser “não gostado” (odiado é muito forte). Eu bem queria que minha filha gostasse de mim o tempo todo, mas se eu fizesse de tudo para que isso acontecesse, bem, ela ainda assim não gostaria de mim o tempo todo. Eu diria mais, ela gostaria menos de mim do que quando não faço de tudo para agradar.

Mas o que é agradar? É fazer todas as vontades? Na cabecinha deles sim. Na nossa não. Agradar para mim, hoje mãe, é fazer de tudo para que a criança seja feliz e cresça num ambiente saudável e seguro. Ah, como é duro dizer “não”, quando aqueles olhos que eu só quero ver feliz, estão marejados pedindo por algo que não deve ser dado por algum motivo certamente justo. Ou digo ainda… Como seria mais fácil dizer “sim”, ela pararia com essa insistência, essa choradeira…

Fazer tudo o que um filho quer não é saudável.  Assim, é dada a falsa ilusão de que a vida é fácil e que podemos ter tudo e fazer qualquer coisa, sem lutar por nada, sem limites. A vida não é assim. Ela é injusta. Ela nos cobra mais a frente. A criança que tudo tem fácil, não valoriza nada. Valoriza o “ter”, não o “conquistar” e muito menos o “ser”.  A criança que nunca pode perder para as outras crianças, mais adiante vai perder para vida. E pensa na frustração? Provavelmente será um grande problema.

Lembro que com minhas sobrinhas eu sempre fiz de tudo pra agradar, mesmo errando algumas vezes, eu sabia que elas me amavam quase que o tempo todo. Já com minha filha, ja ouvi muitas vezes algo como: você é muito chata as vezes, mamãe. As vezes não, muitas vezes! Rsrs

Eu sei, digo eu com coração despedaçado. Eu disse a ela, eu bem gostaria de te agradar o tempo todo, mas a minha função é te preparar para o mundo, te dar educação. Um dia você vai entender… Eu sei que mesmo não gostando de mim o tempo todo, ela me ama, porque sabe que eu me importo. Porque criança necessita de limite. Precisa saber que tem alguém aqui que até diz NÃO, por puro amor.

Como diria um sábio menino do youtube… “i love hou, mamma, but i don’t like you all the time…” (Eu amo vc, mamãe. Mas eu não gosto de vc o tempo todo – vídeo abaixo). No contexto, ele estava zangado porque não era hora de comer cookies. E ela disse NÃO.

É difícil, mas o não que vem do coração e da cabeça traz resultado é positivo. Quando é um “sim” só de coração, ou só da cabeça, quando deveria ser usado um “não”, repetidamente traz resultados negativos. Pode se mal aceito no começo, mas lá na frente ela vai entender…

Não com amor, é melhor que sim “porque é mais fácil”. Claro que também não é 8 ou 80. Mas nós, mães, sabemos quando é devido.

Filha… Eu sei que você não gosta de mim o tempo todo, mas me ama. E eu te amo full time. Mas tudo bem! Quando vc tiver um filho, vai entender.

mar 21, 2012Fernanda Becker Arcaldi
Manual para mães de primeira viagem - Parte IV - OfurôFofurices de Sophia
Talvez você goste também
 
Top Páginas do Facebook
 
A importância do ócio para as crianças

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Fernanda Becker Arcaldi

Fernanda, jornalista, mãe da Sophia desde 2007 e do Luke desde 2017, apaixonada por educação e maternidade, fundadora deste site.

8 years ago Artigos, Comportamento, Nanda Beckercrianças, dúvidas, educação, filhos, mãe, maternidade, psicologia
Mais vistos
Venha para o Bloquinho Infantil do Ninho

fev 19, 2020Fernanda Becker Arcaldi

Personagens de Toy Story estão em Maringá para encontro com seus fãs

Crianças, adultos e pets poderão interagir e tirar fotos com os personagens de Toy Story no Catuaí Maringá entre os dias 11 e 15

Está chegando o Natal da Maringá Encantada

Maringá está quase pronta para receber o Papai Noel!

Mais comentados
Porta treco (brinquedos pequenininhos) de garrafa de coca-cola
18 Comments

Esse porta trecos é a coisa mais fácil e útil que você pode fazer para guardar brinquedos pequenos e outras miudezas!

Mãe: uma solidão solteira
7 Comments

Esse texto do Fabrício Carpinejar é lindo e único! Eu não consigo nem imaginar que um HOMEM tenha sido capaz de traduzir tão corretamente o que passamos no puerpério. Pegue um lencinho antes de ler!

Refém dos filhos
5 Comments

Será que nossa dedicação aos filhos é exagerada ao ponto de nos anularmos? Você se torna refém dos filhos quando deixa sua felicidade de lado para que eles sejam felizes. Mas quando a sua felicidade está na sua família, isso deixa de fazer sentido.

O primeiro amor de Bianca Mommsen
4 Comments

Por Bianca Mommsen Eu me chamo Bianca, tenho 29 anos, casada há 12 anos. O meu marido se chama Carlos, e desse relacionamento de amor e carinho nasceram 3 filhos lindos e abençoados por DEUS: Bruna que hoje esta com 12 anos, Andréas que esta com 8 anos e a pequena Emilly com 2 anos. […]

Nicole e as letras!
4 Comments

Enviado por Faby Varandas A Nicole, de quatro anos, desenhou uma letra G. Eu: – Nick você fez um G. Que lindo. – G de Guilherme, né Mãe? – É de Guilherme, de Gente. – Nick: De Nicole. Eu: – Não Nick, Nicole é com N e não com G Ela, conclui: – Ai mãe […]

2015 © Ninho das Cegonhas