Dicas para quem ainda não foi à Expoingá

Mais

Como comprar com segurança no Serviços Maternos (e outros grupos)

1 Mais

Passeios fixos em Maringá

3 Mais

Você vai ver o que é bom pra tosse!

2 Mais

Truemag

  • O Ninho
  • Artigos
    • Saúde
    • Comportamento
    • Educação
    • Entrevistas
    • Generalidades
    • Histórias de Cegonha
  • Dicas da Cegonha
    • Cegonha Nerd
    • Receitas
    • Dicas Gerais
  • Adoráveis Crianças
  • Serviços
    • Maringá

Manual para mães de primeira viagem – Parte IV – Ofurô

Ja faz um tempo que eu postei a parte III. Voltando com a série, por Patricia Sholze, que me enviou o manual por email, vamos falar hoje sobre o Ofurô (banho de balde).

Por Patrícia Sholze

Ofurô – Banho de Balde

O nascimento e a transição do bebê para o mundo extra-uterino são muito intensos para os bebês, que permaneciam contidos, aquecidos e em meio aquático na barriga das mães por muitas semanas antes de chegar a nosso meio.

A posição fetal (com braços e pernas encolhidas), a compressão do útero, o aquecimento e tato da água ofereciam estímulos sensorio-motores únicos aos bebês, que precisam, após o nascimento, se adaptar a novas posturas, gravidade, mudança de temperatura, sons.

A adaptação a esse novo mundo pode causar estresse ao recém-nascido, prolongando-se por meses de sono perturbado, irritabilidade, cólicas.

O banho em banheira convencional também pode ser estressante ou traumático para o bebê, especialmente quando ele é mantido com a barriga para cima, posição em que se sente desprotegido.

Já o banho na banheira Tummy Tub (que pode ser substituída por um balde de 15ls da SanRemo, por exemplo) traz de volta a segurança e os estímulos vivenciados no útero materno – posição fetal, compressão da água.

O banho no balde com água na temperatura de 37º C tem efeito relaxante, analgésico e também transmite limites ao corpo do bebê, o que é organizador sensoriamente.
Há mães que dão o banho na maternidade em seus bebês no balde e o vêem adormecer e acalmar instantaneamente, sem uso de sabonetes ou shampoos, desnecessários.
A água nesse banho demora menos tempo também a esfriar, devido a menor superfície de contato com o ar, além de ser leve e fácil de manusear e transportar.

Para segurar seu bebê, nos primeiros dias, pode ser utilizada uma mão abaixo de seu bumbum, ou então com apoio das duas mãos na região das costas e ou cervical. O bebe flutua e precisa apenas de um apoio.

A banheira pode ser usada até os 6 meses, aproximadamente, dependendo do tamanho e movimentação do bebê, que permanece com postura confortável com necessidade de pouco apoio dado pelos pais.

Outra forma de dar banho em seu bebê é no banheiro junto de você, em seu colo. O barulho do chuveiro e a sensação de proteção fazem o bebê também acalmar.

Lembre-se de que o momento do banho deve ser relaxante e prazeroso para o bebe. Nos primeiros dias e meses, não há necessidade de excessiva manipulação para limpeza, mas sim a imersão e o conforto.

A mãe coloca o bebê de frente para ela, e aos poucos imerge o corpinho na água, até a altura do pescoço. A água pode chegar aos ouvidos do bebê sem problemas, desde que ele não tenha doenças do canal auditivo.
Note a água cobrindo as orelhinhas, o som abafado é semelhante aos sons que ele ouvia no útero. A maioria dos bebês dorme profundamente durante o banho de ofurô.
Bom banho!!!!!!!!!

Veja outras partes dessa série:

Parte I: Manual Para Mães de Primeira Viagem – Parte I – O que levar para a Maternidade

Parte II: Manual Para Mães de Primeira Viagem – Parte II – 20 Dicas para seu leite aumentar 

Parte III: Manual Para Mães de Primeira Viagem – Parte III – Primeiros Socorros

Imagem: Maternidade ativa
mar 20, 2012Fernanda Becker Arcaldi
Eventos para esse final de semana (16/03 - 19/03)Quando você tiver um filho, vai entender.
Talvez você goste também
 
A Chegada da Sophia
 
Mãe: uma solidão solteira
Comentários: 3
  1. Ana Paula Oliveira Gonçalves
    7 years ago

    Muito bons os argumentos para o uso do banho de balde, usarei no curso de gestantes que realizamos nas unidades de saúde em Belém do Pará.

    RespostaCancelar
  2. Ana Paula Oliveira Gonçalves
    7 years ago

    Muito bons os argumentos para o uso do banho de balde, usarei no curso de gestantes que realizamos nas unidades de saúde em Belém do Pará.
    Estranho meu comentário foi identificado como repetido.
    Esta é a 1a. vez que acesso este site, não tem como eu já ter publicado o mesmo comentário

    RespostaCancelar
    • nanda
      7 years ago

      Oi Ana Paula! Não sei porque apareceu como suspeito! Os dois foram aprovados agora… Volte sempre no Ninho!!! E que bom que Ninho pôde ajudar no seu curso! beijos

      RespostaCancelar

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Fernanda Becker Arcaldi

Fernanda, jornalista, mãe da Sophia desde 2007 e do Luke desde 2017, apaixonada por educação e maternidade, fundadora deste site.

8 years ago 3 Comentários Artigos, Manual para Mães de Primeira Viagem, Saúdebebês, cuidados, mãe, manual, maternidade
Mais vistos
Venha para o Bloquinho Infantil do Ninho

fev 19, 2020Fernanda Becker Arcaldi

Personagens de Toy Story estão em Maringá para encontro com seus fãs

Crianças, adultos e pets poderão interagir e tirar fotos com os personagens de Toy Story no Catuaí Maringá entre os dias 11 e 15

Está chegando o Natal da Maringá Encantada

Maringá está quase pronta para receber o Papai Noel!

Mais comentados
Porta treco (brinquedos pequenininhos) de garrafa de coca-cola
18 Comments

Esse porta trecos é a coisa mais fácil e útil que você pode fazer para guardar brinquedos pequenos e outras miudezas!

Mãe: uma solidão solteira
7 Comments

Esse texto do Fabrício Carpinejar é lindo e único! Eu não consigo nem imaginar que um HOMEM tenha sido capaz de traduzir tão corretamente o que passamos no puerpério. Pegue um lencinho antes de ler!

Refém dos filhos
5 Comments

Será que nossa dedicação aos filhos é exagerada ao ponto de nos anularmos? Você se torna refém dos filhos quando deixa sua felicidade de lado para que eles sejam felizes. Mas quando a sua felicidade está na sua família, isso deixa de fazer sentido.

O primeiro amor de Bianca Mommsen
4 Comments

Por Bianca Mommsen Eu me chamo Bianca, tenho 29 anos, casada há 12 anos. O meu marido se chama Carlos, e desse relacionamento de amor e carinho nasceram 3 filhos lindos e abençoados por DEUS: Bruna que hoje esta com 12 anos, Andréas que esta com 8 anos e a pequena Emilly com 2 anos. […]

Nicole e as letras!
4 Comments

Enviado por Faby Varandas A Nicole, de quatro anos, desenhou uma letra G. Eu: – Nick você fez um G. Que lindo. – G de Guilherme, né Mãe? – É de Guilherme, de Gente. – Nick: De Nicole. Eu: – Não Nick, Nicole é com N e não com G Ela, conclui: – Ai mãe […]

2015 © Ninho das Cegonhas