Dicas para quem ainda não foi à Expoingá

Mais

Como comprar com segurança no Serviços Maternos (e outros grupos)

1 Mais

Passeios fixos em Maringá

3 Mais

Você vai ver o que é bom pra tosse!

2 Mais

Truemag

  • O Ninho
  • Artigos
    • Saúde
    • Comportamento
    • Educação
    • Entrevistas
    • Generalidades
    • Histórias de Cegonha
  • Dicas da Cegonha
    • Cegonha Nerd
    • Receitas
    • Dicas Gerais
  • Adoráveis Crianças
  • Serviços
    • Maringá
Curso de Shantala 3

Como organizar uma festa do pijama

Fiz uma noite do pijama super especial para minha filha, pois há tempos ela vinha me pedindo. Como estou para ganhar bebê, resolvi apressar as coisas. Com bebê fica meio difícil receber várias amiguinhas dela em casa ao mesmo tempo. Ainda mais para dormir… Foi legal! Fizemos como uma “despedida de filha única”. Aproveitando o evento, vou dar algumas dicas para a organização de uma festa do pijama, afinal de contas as férias já estão aí ou você pode simplesmente adotar como tema de festa de aniversário do seu pequeno. A faixa etária ideal para uma noite do pijama é a partir de 6 ou 7 anos (antes disso até rola, mas mais com primos e familiares).

Definindo e convidando: Primeiro de tudo, você tem que pensar no espaço físico disponível e ver quantas crianças podem participar da festa. Feito isso, você pede para seu filho escolher os amigos e converse com as mães. Muitas mães não permitem que a criança durma fora, então é importante esse primeiro contato. Principalmente para explicar e dar segurança a elas. Feito isso, desenvolva um convitinho com seu pequeno. Coloque no convite o que precisa levar para a noite do pijama.  Faça uma lista básica que ajuda a mãe do colega a arrumar a bolsa sem esquecer de nada. Outra boa dica é pedir que a criança venha de banho tomado. 

Horário: Nós começamos às 17 horas. Acredito que se começar muito tarde, algumas crianças já chegam com sono e outras acabam dormindo tarde demais. Você pode pedir para os pais buscarem a partir de 10 horas, pois todos já acordaram, tomaram café e até brincaram mais um pouco.

Tema: Nós aproveitamos a temática do halloween. As meninas foram todas fantasiadas e nós fizemos pratos especiais com o tema. Deixei algumas decorações para as meninas fazerem, como o bolo cemitério. Você pode fazer uma noite do pijama com algum tema ou não, apenas com tema do pijama mesmo. Ideias de tema: noite das bonecas (cada menina leva sua “filha), noite da fantasia (crianças vão fantasiadas), acampamento, corujas, harry potter, video game, entre outros.

As Tendas: Está super em alta a locação de tendas. Sinceramente, houve um tempo em que eu achava desnecessário e caro. Mas a Sophia pedia tanto que resolvi fazer. Realmente não é um bem totalmente necessário, mas o tanto que as crianças adoraram a decoração… Elas brilhavam os olhinhos! O legal das tendas é que são lúdicas. A decoração não fica ali parada apenas para fotos, mas são realmente aproveitáveis e utilizáveis. Eu fiz as minhas com a Sarita Baldez, e além de montar as tendas, ela já manda o colchão, travesseiro, coberta e até uma pelúcia para dormir! De quebra, fechando com ela, você ainda recebe dicas de cardápio e brincadeiras. Nós não quisemos as sugestões, pois Sophia já é do tipo que ela mesma quer organizar tudo. Da uma olhadinha aqui na fanpage da Sarita pra ver as opções de tendas e festas! Eu fiquei completamente apaixonada pelo trabalho dela! É pioneira no ramo das tendas e vive inovando!

  • Sobre os preços: Se você for colocar na ponta do lápis o gasto de uma festa convencional x festa do pijama, acaba saindo elas por elas ou até mais barato. Uma festa do pijama você acaba chamando menos convidados e nenhum adulto. O que já é uma baita economia. você faz menos lembrancinhas, comida e bebida. O cardápio é diferenciado, não são centos e centos de salgados e doces. O custo acaba se reduzindo.

Recebendo as crianças: Não esqueça de pegar o contato dos pais e pedir que eles deixem os telefones a postos para qualquer emergência ou imprevisto. Caso queira fazer algo divertido, entregue aos pais um “vale night” simbólico e diga para ficarem tranquilos e aproveitarem um momento só deles.

A comida: Aqui a festa começou na hora do lanche. Elas comeram pipoca, bolo de chocolate e pão de queijo. A janta foi as 21 horas, onde elas mesmas prepararam mini pizzas divertidas. No café da manhã, servimos suco, bolo de chocolate,pão de queijo, pão bisnaguinha, requeijão, margarina, presunto e queijo. O que fez sucesso mesmo foi o bolo de chocolate.

Criança tem gosto simples, é importante não inventar muita moda e focar naquilo que a gente tem certeza que toda criança adora. Mas não esqueça de checar com as mães se alguma delas tem alguma restrição alimentar.

Programação: Como disse antes, existem as sugestões da Sarita, mas também você pode sentar com a criança e escolher brincadeiras com elas. Sophia escolheu brincar com bonecas LoL (pediu para todas as amigas trazerem), dança, torta na cara. Além disso fizemos a hora de decorar o bolo cemitério e a hora de preparar a pizza. Elas adoraram cada atividade. Uma outra atividade não programada mas que elas amaram fazer foi esconder um objeto da última a acordar. Elas prepararam enigmas e a amiga precisou encontrar. Não foi combinado antes, mas elas amaram fazer – até a que foi “trollada”, mas claro que se ela não entrasse na brincadeira, eu iria intervir, pois não é toda criança que se diverte com isso. Vocês podem combinar isso antes também, pois aí o risco é menor de chatear alguma criança!

Você também pode preparar momentos de beleza para as meninas, mímica, jogos, trabalhos manuais (biscuit, massinha comum, preparar “slime” (nova moda entre a molecada, entre outras mil ideias que encontramos na internet). Mas se as crianças não quiserem nada disso, cabe não forçar a barra, afinal de contas elas estão lá para se divertirem e são super criativas para criarem suas próprias brincadeiras. As vezes acabam muito empolgadas com as bonecas, por exemplo, e não querem saber de mais nada. Acontece! rs

Para finalizar a noite, vale a pena investir em um filminho. Elas estarão tão cansadas que acabam dormindo antes do filme terminar.

Imprevistos: Pode ser que alguma criança queira voltar para casa. Primeiro tente conversar e contornar a situação, pois se ela conseguir, vai se sentir vitoriosa e independente. Mas se perceber que mesmo assim ela não consegue, entre em contato com os pais para tomar alguma decisão com eles.

Lembrancinha: Caso seja festa de aniversário, é sempre bom entregar alguma lembrancinha. Você pode oferecer kit de higiene, tapa olho, chinelos personalizados, almofadinhas, entre outras ideias!

É fato:

  • Não vão dormir cedo.
  • Pode ser que te acordem no meio da noite.
  • Pode ser que a primeira a acordar acorde bem cedo.

Então é importante você decidir por essa noite e estar preparada para se cansar. De preferência que seja um dia que você não tenha compromissos no dia seguinte, para poder repor as energias. Imagine que eu fiz a festa com 8 meses de gestação! Meu marido me ajudou em tudo, mas mesmo assim dormimos e descansamos bem pouco. Passei o dia seguinte todo descansando!

Tire muitas fotos, faça muitos vídeos e curta bastante o momento de ver seu filho se divertindo!!! É uma festa muito gostosa e ele com certeza nunca vai se esquecer! A Sophia ainda está me agradecendo e dizendo que foi uma das festas mais legais que já fizemos para ela! <3

Nesse post do blog “Mil Dicas de Mãe” tem várias fotos com ideias mais elaboradas para noite do pijama, como lembrancinhas, comidas e decoração.

É isso! Fiquem com o vídeo que a Sophia fez da noite do pijama dela!

nov 9, 2017Fernanda Becker Arcaldi

Compartilhe isso:

  • Compartilhar
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Compartilhe no Google+(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Pocket(abre em nova janela)
Diário da Main: 2º trimestre - Parte 2Abertura do Natal Maringá EnCantada
Talvez você goste também
 
O que os filhos precisam
 
Corrida das Cores 2017

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Fernanda Becker Arcaldi

Fernanda, jornalista, mãe da Sophia desde 2007 e do Luke desde 2017, apaixonada por educação e maternidade, fundadora deste site.

1 year ago Dicas Gerais, Diversãoamigas, amigos, crianças, crianças felizes, diversão, família, festa, noite do pijama, temas de festa
Curso de Shantala
Mais vistos
Atração de férias, Parque do Juba traz “rio de bolinhas” de 180 m²

Piscina de Bolinhas gigante, com brinquedos, chega ao Catuaí Maringá Shopping para divertir as férias da criançada.

Colônias de férias janeiro 2019

Listamos ótimas opções de colônia de férias em Maringá! Clique para ver!

Dicas para fazer em casa antes da adaptação escolar

Veja aqui algumas dicas para fazer em casa e amenizar o estresse da adaptação escolar.

Mais comentados
Porta treco (brinquedos pequenininhos) de garrafa de coca-cola
18 Comments

Esse porta trecos é a coisa mais fácil e útil que você pode fazer para guardar brinquedos pequenos e outras miudezas!

Mãe: uma solidão solteira
7 Comments

Esse texto do Fabrício Carpinejar é lindo e único! Eu não consigo nem imaginar que um HOMEM tenha sido capaz de traduzir tão corretamente o que passamos no puerpério. Pegue um lencinho antes de ler!

Refém dos filhos
5 Comments

Será que nossa dedicação aos filhos é exagerada ao ponto de nos anularmos? Você se torna refém dos filhos quando deixa sua felicidade de lado para que eles sejam felizes. Mas quando a sua felicidade está na sua família, isso deixa de fazer sentido.

Em Maringá, essa semana tem: Cinematerna
4 Comments

Você conhece o Cinematerna? Cinematerna é uma sessão de cinema para mães com bebês de até 18 meses, com filmes para elas! Ele foi criado por um grupo de mães que sentia necessidade de uma vida social, pois, todas sabemos, fica abalada após o parto. Lembrando sempre que pais e acompanhantes também são bem vindos. […]

Nicole e as letras!
4 Comments

Enviado por Faby Varandas A Nicole, de quatro anos, desenhou uma letra G. Eu: – Nick você fez um G. Que lindo. – G de Guilherme, né Mãe? – É de Guilherme, de Gente. – Nick: De Nicole. Eu: – Não Nick, Nicole é com N e não com G Ela, conclui: – Ai mãe […]

2015 © Ninho das Cegonhas